Powered By Blogger

terça-feira, 9 de novembro de 2010




A Secretaria Estadual de Educação, por intermédio da Diretoria de Apoio ao Estudante (DIAE) - Gerência de Valorização ao Educando (GEDUC), após o grande sucesso da 1ª Edição e por entender que iniciativas de cuidado com a Vida devem ser contínuas, encaminha a todas as GERED's e Escolas a 2ª Edição do "Projeto Viva sem Drogas" e mais uma vez conta com a participação destas para que realizem um amplo trabalho de prevenção do uso indevido de drogas, destacando a VIDA como prioridade absoluta.
Infelizmente, o uso de drogas é uma prática disseminada na sociedade que vem trazendo consequências desastrosas. Desestruturação familiar e profissional, aumento da violência e crescimento de acidentes de trânsito são alguns dos frutos provocados por tais problemas sociais.
É necessário promover ações que valorizem a auto-estima dos estudantes, que mantenha-os ocupados com atividades saudáveis, enriquecedoras e atraentes para minar espaços por onde as drogas podem entrar. Mostrar-lhes o quanto são amados e acolhidos pela família, pela escola, pela comunidade, pela sociedade é mais do que dizer não às drogas, é erradicá-las.
A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento sadio do adolescente e do adulto, pois contribui para a formação global do jovem e da sociedade. A prevenção ao uso de drogas é uma atitude a ser adquirida desde a infância e promovida durante toda a vida. Assim, o papel da escola na prevenção é educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e subjetividade, promover e integrar a educação intelectual e emocional, incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano. Trata-se de discutir o projeto de vida dos alunos e da sociedade, ao invés de dar ênfase às consequências como a doença e a drogadição, por exemplo.
A proposta da Secretaria da Educação é promover, por meio de um amplo projeto envolvendo todos os segmentos da escola, o esclarecimento sobre os problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e suas implicações familiares, escolares, sociais e afetivas, bem como incentivar, por meio da linguagem visual, informativa e musical, a reflexão sobre a prevenção ao uso indevido de drogas, afirmando a vida como prioridade absoluta e a qualidade de vida como um direito a ser escolhido e construído pelo jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário