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terça-feira, 9 de novembro de 2010

As Histórias em Quadrinhos como recurso didático-pedagógico

Para o ser humano, a linguagem é o fôlego de vida, seja escrevendo, falando, desenhando, gesticulando ou até mesmo lendo, ouvindo, observando e vendo. Compreendê-la e utilizá-la é uma necessidade da vida social e pessoal. No período de alfabetização, a leitura e a escrita são aspectos importantíssimos, pois é nesse momento que a criança passa a conhecer seu próprio mundo. Para compreender a representação gráfica da linguagem é necessário pensar a escrita, e as Histórias em Quadrinhos, utilizadas no contexto didático, oferece subsídios suficientes para que uma análise sobre o sistema alfabético (escrito e fonográfico). Por meio das imagens, é fato que a criança realiza sua própria leitura, compreendendo o que está ou estaria escrito, ela não “lê” somente as palavras, mas também as figuras. Ao adotar esse comportamento, a criatividades e a imaginação da criança passam a ser estimulados, ampliando seus conhecimentos sobre o mundo, desenvolvendo sua capacidade de interpretar e refletir, no seu papel de leitor.
Levando em consideração o fato de que a comunicação pode ocorrer por meio de linguagem verbal ou não verbal, tanto a escrita quanto a oralidade, as imagens têm um significado extremamente importante durante uma conversa, ou seja, um indivíduo , que não conhece a Língua Brasileira de Sinais, dialogando com um um portador de Deficiência Auditiva, por exemplo, pode ter como ferramenta os signos existentes na nossa sociedade para que a comunicação seja estabelecida e a compreensão de ambas as partes ocorra da melhor maneira. Nesse caso, a linguagem não verbal foi quem atuou durante a comunicação, sendo que gestos, olhares, balbucios fazem parte desse tipo de mensagem, que precisa ser transmitida com clareza para que o receptor interprete o que lhe foi comunicado. Tendo as Histórias em Quadrinhos como suporte pedagógico, o docente pode transformar sua aula em um fantástico universo lúdico e repleto de possibilidades, onde a criança, em fase de alfabetização, pode remontar a história mesmo sem possuir as habilidades de leitura e escrita, retirando delas, seus significados. Tomando como exemplo a turma da Mônica, as características apresentadas nos episódios são bastante comuns entre as crianças. Os alunos na Educação Infantil ainda não dominam completamente a articulação das palavras, característica marcante do personagem Cebolinha, a identificação com tais características é quase que imediata. Esse modelo de História em Quadrinho possibilita trabalhar vários assuntos discutidos em sala de aula, como a questão do cuidado com a higiene do corpo, associando ao personagem Cascão e os aspectos referentes ao regionalismo presente no personagem de Chico Bento, além do que, as Histórias em Quadrinhos são um instrumento riquíssimo para ampliar o vocabulário das crianças.
Atitudes como valorizar a cultura literária das Histórias em Quadrinhos, incentivo governamental a esse tipo de proposta, inserção dos quadrinhos em todas as disciplinas, é uma excelente sugestão para que as aptidões e as habilidades do professor e do aluno tenham como consequência um desenvolvimento cognitivo como leitor.

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